Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the essential-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u413736887/domains/esdepdocs.jhonsondev.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
9ª APROVADA: Nova defensora pública da DPE-RR será empossada nesta segunda, 7 – ESDEP – RR

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

Um cargo de instrumento para transformação social”, destaca Nicole Rodrigues

Foto: ASCOM/DPE-RR

A posse da nova defensora pública contribui para o aumento do número de assistidos no Estado

Para somar à assistência jurídica integral e gratuita no Estado, Nicole Farias Rodrigues será empossada como a nova defensora pública da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR).

Natural de Manaus, Nicole é a 9ª aprovada no 3º concurso público para defensoras e defensores públicos, iniciado em 2021. A cerimônia simplificada, conduzida pelo Egrégio Conselho Superior da DPE-RR, acontece na próxima segunda-feira (7), às 16h, no auditório da DPE, localizado na Avenida Sebastião Diniz, 1165, Centro.

Nicole já atuou como estagiária e assessora jurídica na Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM). Em seu último cargo, foi assistente jurídica no Tribunal de Justiça do Amazonas.

Ela conta que o sentimento com essa posse é de muita gratidão. “Uma grande satisfação por estar, finalmente, realizando o sonho de me tornar defensora pública, após anos de estudos e dedicação”, disse.

Sobre as expectativas, a nova defensora afirma que pretende utilizar o cargo para transformar vidas, assegurando, de forma efetiva, os direitos dos vulneráveis e vulnerabilizados.

“Comprometo-me a exercer o meu cargo como um instrumento de transformação social, fazendo de tudo que estiver ao meu alcance para auxiliar, da melhor maneira possível, com o trabalho de excelência que já vem sendo realizado pela Defensoria”, destacou Nicole.

Para o defensor público-geral, Oleno Matos, a posse da nova defensora pública contribui para ampliar ainda mais a capacidade de atendimento aos assistidos no Estado, além de ser uma grande felicidade para a DPE, aos poucos, alcançar o número de membras e membros que prevê a Lei Orgânica da Instituição.

“A nossa missão está em levar atendimento para mais famílias, portanto, esperamos, ao longo dos próximos meses e próximos anos – se o recurso orçamentário possibilitar – poder convocar mais aprovados e aprovadas, abrindo espaço para a ampliação dos serviços da Defensoria”, declarou Oleno.

3º CONCURSO PÚBLICO: O certame foi homologado no dia 15 de agosto de 2022. A nomeação dos candidatos aprovados obedece à classificação conforme os critérios pré-estabelecidos nos itens do Edital de Abertura nº 01/2021.

O certame para defensoras e defensores públicos substitutos ofertou 80 vagas em cadastro de reserva. Todas as etapas foram organizadas pela banca da Fundação Carlos Chagas (FCC).

Do total das vagas ofertadas, 20% foram destinadas ao sistema de cotas raciais, sendo 10% para as pessoas negras (pretas e pardas) e 10% para as indígenas, que facultativamente autodeclararam tal condição no momento da inscrição. Também foi concedido 10% das vagas para pessoas com deficiência.

As pessoas aprovadas passaram por quatro etapas de avaliação: prova objetiva, prova escrita, prova oral e avaliação de títulos.

Pular para o conteúdo