Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the essential-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u413736887/domains/esdepdocs.jhonsondev.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the pojo-accessibility domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u413736887/domains/esdepdocs.jhonsondev.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6121
BALANÇO: Defensoria Pública registra aumento de 40% nos atendimentos em 2023 – ESDEP – RR

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

O resultado demonstra mais um ano de comprometimento com a promoção da justiça social, transparência e impacto positivo na vida dos cidadãos roraimenses

Crescimento no número de atendimentos se deu tanto pela admissão de novos membros na instituição, quanto pela adaptação de novos canais de comunicação – FOTOS: ASCOM/DPE-RR

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) apresenta, com satisfação, o Balanço Anual de 2023, marcado por um compromisso contínuo com a justiça social, transparência e impacto positivo na vida da sociedade roraimense. A estatística aponta um notável aumento de 40% nos atendimentos de todas as unidades defensoriais em 2023, o que ultrapassa os índices esperados pela Administração Superior. 

Ao longo do ano, a instituição realizou um total de 172.525 atendimentos, 40% a mais em relação a 2022, quando foram contabilizados 123.164. A meta, que era de um aumento de 30%, no final do ano, ultrapassou os índices esperados pela Administração Superior. 

O defensor público-geral, Oleno Matos, destaca que os números apresentados superam as expectativas da instituição, refletindo o compromisso da DPE-RR em servir a comunidade e dar voz àqueles que mais precisam. “Foi um ano de muito trabalho. Cada atendimento é uma oportunidade de fazer a diferença, e estamos comprometidos em continuar sendo agentes de transformação na vida da população roraimense. Os esforços para aprimorar a qualidade do atendimento inicial resultaram em impacto positivo em todas as atividades da Defensoria Pública. Essas medidas visavam à retomada do crescimento, refletindo de forma expressiva no encerramento do ano judiciário”, pontuou Oleno.

Defensor público-geral, Oleno Matos, destaca que os números refletem o compromisso da DPE-RR em servir a comunidade, assegurando os direitos de quem mais precisa – FOTOS: ASCOM/DPE-RR

Além disso, o subdefensor público-geral, Natanael Ferreira, avalia que o crescimento no número de atendimentos se deu tanto pela nova admissão de membras e membros na instituição, quanto pela adaptação de novos canais de comunicação.

“Estamos aprimorando os canais de comunicação entre a Defensoria e a população, como o sistema de atendimento via WhatsApp, expandindo para o Facebook, Instagram e o próprio site da Defensoria. Outro reflexo desse aumento está relacionado à aquisição de novos defensores e defensoras. Essa iniciativa foi crucial para preencher lacunas na cidade, especialmente no interior”, explicou Natanael.

ITINERANTE: Levando sempre a garantia de direitos, acesso à justiça e à informação a quem vive em localidades de difícil acesso em Roraima, somente a DPE Itinerante percorreu neste ano todos os municípios do Estado, comunidades indígenas, ribeirinhas, vicinais e sistema prisional, registrando 11.563 atendimentos.

O número alcançado em 2023 também contou com a parceria do Governo de Roraima, Instituto de Identificação Odílio Cruz (IIOC), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). 

Boa Vista, por concentrar a maior parte da população, ficou em primeiro lugar com 3.953 atendimentos. Entretanto, os três municípios do interior com maior número de atendimentos, foram: Uiramutã (1.439), Normandia (746), Pacaraima (572), sendo que a maioria da população nessas localidades é de povos indígenas. 

O coordenador da Defensoria Itinerante, Régis Braga, explica que a maior procura das pessoas é na área de família, abrangendo questões como pensão, guarda, registro civil, incluindo a segunda via da certidão de nascimento e casamento.

“Alcançamos nossas metas, pois estivemos presentes em cada município, assim como prestar um bom atendimento, especialmente para aquelas pessoas que mais necessitam. Para 2024, continuaremos a percorrer ainda mais locais mais distantes, a fim de levar assistência em cada município do nosso Estado”, ressaltou.

ASCOM DPE-RR

Ir para o conteúdo