Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the essential-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u413736887/domains/esdepdocs.jhonsondev.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
DPE ITINERANTE: Defensoria Itinerante realizou mais de 160 atendimentos no Baixo Rio Branco – ESDEP – RR

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

Servidores levaram serviços jurídicos gratuitos a 11 localidades de difícil acesso

FOTO: ASCOM/DPE-RR
Servidores da DPE Itinerante levam justiça e cidadania a comunidades ribeirinhas

Visando fazer a diferença na vida das comunidades mais remotas e vulneráveis, a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR), por meio da DPE Itinerante, esteve presente na região do Baixo Rio Branco, no período de 2 a 12 de setembro, com a prestação de 165 serviços jurídicos gratuitos à comunidade.

Foram atendidos os moradores das vilas dos municípios de Caracaraí e Rorainópolis, abrangendo as localidades de Floresta, Itaquera, Remanso, Paricarica, Caicubí, Cachoeirinha, Canauani, Lago Grande, Terra Preta, Sacaí e Santa Maria do Boiaçu.

Os serviços oferecidos pela DPE Itinerante foram: ações de alimentos, retificação e emissão de segunda via de registro civil, reconhecimento de paternidade, curatela, tomada de decisão apoiada, divórcio sem bens, demandas de direito à saúde e vários acordos de mediação, utilizando chamadas de vídeo para concordância entre as partes envolvidas.

O objetivo da Defensoria Itinerante é romper fronteiras geográficas e levar atendimento jurídico a todas as pessoas que precisam ter cidadania e direitos garantidos no próprio local onde vivem, tendo, assim, acesso igualitário às oportunidades oferecidas pela sociedade.

FOTO: ASCOM/DPE-RR 

No percurso rio acima, a defensora pública Elceni Diogo avaliou a participação da DPE Itinerante em mais esse desafio. “Estamos fazendo o retorno do Baixo Rio Branco e, por aqui, tivemos muitos atendimentos, fizemos muitos acordos e foi possível resolver muitas situações. Foi muito satisfatório e estamos voltando com a sensação de dever cumprido”, comemorou.

A assessora jurídica Gabrielle Teixeira julga espetacular o trabalho de atender os ribeirinhos que vivem em locais isolados, longe das sedes dos municípios. O que é considerado simples para as pessoas que moram nos centros urbanos e têm acesso aos serviços da justiça, para eles, pode ser a única oportunidade de resolver um problema da vida inteira.

“São locais isolados, de difícil acesso, eles vivem longe dos grandes centros. É levar dignidade mesmo. Tivemos vários problemas resolvidos, divórcios, emissão de documentos, contratos de aluguel que não estavam sendo cumpridos, exames de DNA de pessoas que não têm como custear a despesa de locomoção, nem o processo de reconhecimento de paternidade. De fato, o que parece ser algo tão simples, para eles é espetacular, é maravilhoso, é digno de comemoração. Dizem que quando ajudamos ao próximo, ajudamos mais a nós mesmos”, finalizou, agradecida.

FOTO: ASCOM/DPE-RR

Além da Defensoria Itinerante, a população também pôde aproveitar os serviços de outras instituições do sistema de justiça e de governo, como emissão de carteira de identidade, cadastro de pessoa física (CPF), emissão, transferência e regularização de título de eleitor, registro de nascimento e realização de casamento civil.

O trabalho desenvolvido no Baixo Rio Branco é uma iniciativa da Justiça Itinerante, promovida pelo Tribunal de Justiça (TJRR), que contou com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Cartório, Receita Federal, Instituto de Identificação e Ministério Público de Roraima (MPE).

Pular para o conteúdo