Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the essential-blocks domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u413736887/domains/esdepdocs.jhonsondev.com/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
UNINDO CORAÇÕES E CULTURA: Casamento coletivo é resultado de união e parceria com a Defensoria Pública – ESDEP – RR

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

198 casais de migrantes selaram o matrimônio em cerimônia na quinta-feira (7)

Foto: ASCOM/DPE-RR

Defensoria Pública agradece pelo comprometimento dessas instituições em tornar os sonhos matrimoniais uma realidade para tantos casais

A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) celebra o sucesso da mais recente edição do Casamento Coletivo “Enfim, Casados – Sem Fronteiras”. Esse evento especial uniu 198 casais de migrantes em uma cerimônia marcada por amor, solidariedade e inclusão.

A parceria com o Cartório Loureiro e o Cartório Daniel Aquino foi fundamental para garantir a eficiência e a legalidade desse evento. Junior Freitas, escrevente do Cartório Daniel Aquino destaca que a parceria facilitou o acesso aos documentos necessários.

“Somos um cartório que sempre se manteve a par das políticas públicas e isso é muito importante. Nós sabemos da dificuldade que é, de fato, para trazer um documento estrangeiro, apostilado, ainda mais na condição de imigrante. Hoje, com certeza, é uma vitória para toda essa população que aqui se encontra, para que eles possam exercer os seus direitos e a sua cidadania. De fato, essa parceria é muito importante, e pode ter certeza que é só o começo, virão muitos mais casamentos”, disse ele.

Foto: ASCOM/DPE-RR

A Justiça Itinerante desempenhou um papel vital, levando a justiça e a celebração para mais uma edição do projeto Enfim, Casados em Roraima. Graciete Sotto Mayor, juíza titular da Vara da Justiça Itinerante, pontuou a importância do evento para a vida dos casados.

Foto: ASCOM/DPE-RR

“A grande maioria já vive maritalmente e busca a justiça, busca a Defensoria, para fazer uma grande declaração de amor. Então, essa parceria vale muito a pena. Todos os processos passam pela Justiça itinerante e a gente tem um cuidado todo especial, porque a gente está trabalhando com os sonhos, os sonhos dos casais”, comemorou.

O tabelião Edi Souza, do Cartório Loureiro, conduziu a cerimônia e contou sobre a emoção em ver se tornar realidade o sonho de quem um dia procurou o Cartório em busca da documentação necessária.
“Para nós, que estamos envolvidos diretamente com a organização do casamento, é um prazer muito grande estar aqui nesse momento. Vimos no dia a dia os casais indo até nós, fazendo o processo de habilitação e tivemos a felicidade em ajudar todos que estavam ali, querendo regularizar sua situação jurídica. É uma felicidade muito grande e uma honra estar aqui nesse casamento”, frisou.

Foto: ASCOM/DPE-RR

A Operação Acolhida é movida pelo compromisso humanitário, e apoiar o Casamento Coletivo ‘Sem Fronteiras’ foi mais uma maneira de demonstrar solidariedade e inclusão. Sua parceria garantiu que a celebração transcendesse barreiras e acolhesse a diversidade de histórias e culturas.

“Os imigrantes confiam em nós para dar esperança à sua vida nova. Então, por isso, agimos como intercessores e acolhedores para garantir que cada ação seja executada com perfeição. Estamos sempre disponíveis para apoiá-los em cada etapa de seu caminho, sabendo que a atenção pessoal faz a diferença”, destacou a tenente Yudnani, da Força Aérea Brasileira.

Foto: ASCOM/DPE-RR

UNIÃO SEM FRONTEIRAS

Resultado dessa união e parceria foi a felicidade de 198 casais. A Defensoria Pública agradece pelo comprometimento dessas instituições em tornar os sonhos matrimoniais uma realidade para tantos casais de migrantes no país. Exemplo disso foi Edineia da Silva, brasileira que selou o matrimônio com Daniel dos Santos, venezuelano. Ambos evangélicos, decidiram se casar após registrar a relação.

“A decisão de se casar surgiu da vontade do batismo na igreja e concordamos em seguir esse caminho. Estar aqui é uma mistura de emoções, incluindo felicidade, medo e frio na barriga. Grata por Deus abrir essa oportunidade e feliz por toda a documentação estar em ordem”, disse ela, destacando a importância da fé e do casamento como um sonho realizado.

Pular para o conteúdo